As vantagens de treinar na sua própria companhia!

treinar

Inicie a sua jornada pelo exercício físico e comece a treinar sozinho.

2020 foi o ano que escolheu para começar o seu percurso pelo mundo do exercício físico? Porém, sempre que chega a hora de treinar a desculpa que arranja é “não me apetece treinar sozinho”? Chegou a altura de parar de arranjar desculpas!

Por vezes, ficamos a pensar nos motivos que não nos permitem fazer exercício e, entre eles, aparece algumas vezes o fantasma: “não me apetece treinar sozinho”. Mas, e se ao contrário daquilo que achamos, treinarmos na nossa companhia for a melhor das opções?

Comecemos pelo lado negativo de treinar em conjunto.
O primeiro fator que pode fazer com que os treinos em conjunto não sejam aquilo que idealizámos são mesmo os objetivos. Todas as pessoas são diferentes e, por isso mesmo, nem todas vão ter os mesmos objetivos ao treinar. Por exemplo, se a sua meta é perder peso, é importante lembrar-se que a meta da amiga que convidou para treinar consigo pode não ser a mesma. E o grande problema de tudo isto é que o treino em si não poderá ser igual, visto que diferentes objetivos exigem diferentes tipos de treino.

Por outro lado, existem sempre outros constrangimentos. Se vai experimentar uma nova aula no seu ginásio, por exemplo, lembre-se que é natural sentir-se constrangido por não conseguir realizar os exercícios logo à primeira ou por demorar mais tempo até terminar uma tarefa. Assim, se não gosta de sentir todos os olhos postos em si, talvez as aulas conjuntas não seja a melhor das opções.

Agora sim, é hora de desfrutar da melhor companhia de todas: a sua.
Vamos agora àquilo que o trouxe até aqui, ou seja, as verdadeiras vantagens de fazer o seu treino sozinho. O primeiro grande fator é a disponibilidade. Ao treinar sozinho não precisa de estar dependente dos horários de ninguém – pode treinar de manhã, à hora de almoço ou ao final da tarde. No fundo, pode escolher a hora que mais lhe convém, não sendo necessário ter de alterar planos por causa do exercício físico.

Outra grande vantagem é o facto de poder adaptar os treinos às suas necessidades e ao seu ritmo. Isto vai fazer com que não precise de se esforçar desnecessariamente – ao ponto de poder ter alguma lesão – para acompanhar o ritmo do seu colega de corrida. Já para não falar da concentração que conseguimos alcançar quando não existe ninguém ao nosso lado para nos distrair.Por fim, é muito importante sublinhar a vantagem da auto superação. Ou seja, ao treinarmos na nossa companhia não caímos no erro de nos compararmos com alguém para além de nós próprios. Os objetivos são só nossos, as metas são só nossas e não sentimos aquela pressão inconsciente de ter de superar, ou ultrapassar, outra pessoa.