Alerta: corpo de verão a caminho!

Praia_ corpo

Preparação para corpo de verão

Por muito estranho que tenha sido este final de inverno/início de primavera, o desconfinamento trouxe a possibilidade de irmos para a praia apanhar alguns raios de sol. Mas claro, queremos sempre ir no nosso melhor.

Pensávamos que este ano iria ser difícil regressar às praias e a utilizar biquínis ao ar livre, mas o bom comportamento dos portugueses permitiu que umas idas à praia fossem possíveis durante o verão.

Ao mesmo tempo, ficar em casa fez com que muitas de nós ficassem com uns quilinhos a mais ou um pouco mais inchadas com tanto tempo em casa, isto porque comemos mais e não fazemos as habituais rotinas de exercício – fossem elas no ginásio ou numas caminhadas mais longas – tiveram de ser colocadas um pouco de parte. Mas está na hora de seguir alguns conselhos para que se sinta um pouco melhor quando estender a toalha na areia.

Em primeiro lugar, lembre-se que os resultados só são conseguidos com uma gestão equilibrada da sua alimentação e do exercício físico. Fazer uma alimentação rica em legumes e fruta, e bastante nutritiva e atividade física regular é meio caminho andado para que atinja bons resultados. A boa notícia é que não precisa de muito: siga a roda dos alimentos, que está na base da alimentação mediterrânica e comece a experimentar fazer diferentes combinações entre os alimentos.

Por outro lado, não se esqueça de beber água. Quando falar em beber água, não é beber apenas quando tem sede ou às refeições. Em média, é aconselhado beber dois litros de água diariamente para se manter hidratada. Desta forma, limpa também as toxinas do seu corpo e ajuda na realização da digestão e no metabolismo.

Como anteriormente referido, o exercício físico é fundamental para ter um corpo saudável e, claro está, para perder peso ou tonificar o corpo. Entre fazer séries de abdominais, pranchas, agachamentos, burpees ou lunges, convém perceber qual o exercício que melhor se adequa ao seu corpo. Para além dos treinos funcionais, lembre-se que pode sempre fazer uma caminhada ou uma corrida ao final do dia. O objetivo é, caso não esteja habituada a fazer exercício regularmente, manter-se ativa. Sempre com ritmo (sim, não conta ir a passear devagarinho, pense numa caminhada mais rápida), de forma vigorosa e com uma meta. Dessa forma até pode acompanhar a sua evolução.

Qualquer que seja o objetivo, pense que tem também de se sentir bem no seu corpo e melhorá-lo com acompanhamento. A parte positiva desta pandemia é que tornou os conselhos de personal trainers mais acessíveis. Procure alguém de confiança e veja que exercícios pode fazer consoante a sua condição física e o seu corpo. Tomar a iniciativa é bastante importante para querer mudar!

Destaque: Se quiser ganhar motivação para começar a tratar do seu corpo de verão, procure as novas tendências deste verão. Os fatos de banho continuam na moda, mas os padrões são fantásticos!